Como critério de classificação, a competição conta com um bloco de 16 equipes, sendo 12 do campeonato Brasileiro A1 e 4 do Brasileiro A2. Dentro deste bloco, o mais bem colocado clube por estado garante a sua classificação. Caso não hajam equipes dos 8 estados diferentes nesse contexto, a Federação mais bem ranqueada no RNF (Ranking Nacional das Federações) tem direito à duas vagas; como foi o caso de São Paulo nessa edição, que teve como representantes o Corinthians e o São Paulo.
Após um sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficaram decididos os confrontos da primeira fase. As primeiras equipes a se enfrentarem foram o Sport e o São Paulo, onde o clube paulista venceu por 4x0 e mesmo tendo desperdiçado um pênalti, avançou com moral para enfrentar o Flamengo, que venceu o Real Brasília por 3x1.
A segunda partida ocorreu entre Bahia e Cruzeiro, que diante dos outros confrontos foi o jogo com o placar mais apertado, mas o 1x0 foi o suficiente para levar o time mineiro à próxima etapa, com a difícil missão de eliminar o tri e único campeão da competição (que surgiu em 2022). O corinthians chega então confiante em busca de mais uma final.
Assim como na etapa anterior, os confrontos nas semifinais serão decididos em uma só partida, e caso não haja um vencedor no tempo regulamentar, a decisão vai para os pênaltis. As partidas ocorrerão hoje (12), sendo o primeiro embate entre Flamengo e São Paulo às 16h e o vencedor deste aguardará o confronto ente Corinthians e Cruzeiro, que ocorrerá às 19h.
Comentários