top of page

'Ciao Ciao' Champions

Atualizado: 20 de fev.

Times italianos decepcionam e dão adeus a Uefa Champions League na fase de playoffs.
Internazionale segue como a última equipe do país da bota na competição.
Por Raphael Azamor, estudante de jornalismo

Niterói, 20/02/2025 às 15:30

Imagem: Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Os times do futebol italiano vieram de um ano positivo nas competições europeias. Com o bom desempenho na temporada 2023-24 conseguiram cinco vagas para a Uefa Champions League desta temporada: Internazionale, Milan, Juventus, Bologna e Atalanta.

A atual campeã italiana Internazionale, segue na Champions e aguarda o sorteio amanhã na Max, às 8h (horário de brasília) e tem boas expectativas para as fases finais do torneio, afinal, seu técnico Simone Inzaghi utilizou a primeira fase pra rodar o elenco, e mesmo assim sofreu apenas um gol em oito jogos.

Entre os cinco, dava para se dizer que o time com menos expectativas para o torneio era o Bologna. Com sua grande campanha no campeonato anterior, o assédio dos clubes de maior poder econômico tirou os dois melhores jogadores da última temporada, Riccardo Calafiori e Joshua Zirkzee, e o técnico Thiago Motta que apesar de jovem, é muito prestigiado no clube e se transferiu para outra equipe italiana, a Juventus. A expectativa baixa enfim se comprovou real, com o clube saindo logo na primeira fase. A Juventus, por outro lado, tinha sonhos maiores para as competições do ano. De acordo com o site trasnfermarket.com, A Vecchia Senhora teve um custo de quase 200 milhões de euros nesta temporada, disparada a que mais gastou para reforçar o elenco, em tentativa de agradar seu novo técnico. A Juve era favorita para o duelo com o PSV, da Holanda, e venceu a partida em casa por 2 a 1, mas por não matar o confronto em casa, acabou sofrendo demais no jogo fora, e perdeu pelo mesmo placar na casa do time adversário no tempo normal, e por um azar, frango ou fatalidade, o goleiro Michele Di Gregorio e o zagueiro e capitão Federico Gatti se atrapalharam num lance que gerou o terceiro gol do PSV na prorrogação, rendendo a eliminação do clube de Turim.


A Atalanta vindo como campeã da Uefa Europa League, tendo grandes investimentos e com o trabalho longevo do seu técnico Gian Piero Gasperini, podia se esperar que a 'La Dea' faria uma campanha mais duradoura na competição. o Time de Bérgamo acaba sendo eliminado por um time que valia 3 vezes menos que o seu, trazendo à tona brigas internas entre o treinador e o grande craque do time, Ademola Lookman que após fazer o gol que diminuía o prejuízo para 3 a 1, perde um pênalti cobrando no meio, amargando uma eliminação bem justa pelo o que foi visto em campo.



O Milan por sua vez tinha boas expectativas na competição, mas com uma série de escolhas questionáveis, contratações que duraram menos de 6 meses no elenco e a mudança de técnico quase no meio da temporada, o sucesso parecia improvável, e por um momento quase pudemos ver uma redenção momentânea, com um mercado de transferências funcionando até o último minuto, o Milan fez 5 contratações pontuais, e vendendo ou emprestando 6 jogadores na janela de janeiro, e pôde ver o time de Sergio Conceição evoluir, ganhar corpo e principalmente dominar certos jogos, e por um descuido na última rodada acabou não se classificando entre os oito diretamente para as oitavas da champions, e era favorito contra o Feyenoord, vinha melhor no jogo de volta, dominando e criando para fazer o gol que classificaria o time para a próxima fase, até que um de seus capitães é expulso em um lance de simulação que mudou o jogo dali em diante. O time acabou tomando o gol de empate que sacramentou a eliminação do clube de Milão.



O lateral esquerdo Théo Hernandez que foi expulso no jogo pediu desculpas em suas redes sociais após a eliminação:

- O futebol é imprevisível: oferece-nos grandes alegrias, mas também momentos dolorosos. Hoje sinto uma frustração imensa. Peço desculpas aos meus companheiros por deixá-los com 10 homens e peço desculpas aos torcedores que sempre nos apoiam. Mas este clube é uma família e juntos vamos recuperar. Vamos todos subir juntos. Eu primeiro💪🏼. - Disse o jogador em seu Instagram.


Comentários


Siga - nos nas nossas redes sociais!

  • TikTok
  • Twitter
  • Instagram

©2024 por Esporte em foco. 

bottom of page