A nova era no mundo esportivo: a arena das redes sociais.
- Raphael Azamor
- 16 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Por Raphael Azamor, Estudante de Jornalismo Niterói, 16 de outubro de 2024, 23:15
O mundo do esporte não está mais habitado apenas por jogadores, diretoria, a grande mídia e seus patrocinadores. a partir do advento das mídias digitais (como o Twitter, Facebook, Youtube dentre outros), o torcedor saiu do escuro das arquibancadas para a cadeira numerada da sua sala e do seu computador.
Sendo assim, pode-se considerar que as redes sociais revolucionaram o universo esportivo. A relação entre o público, imprensa e o clube se tornou algo que envolve diretamente os fãs, patrocinadores e até influenciadores digitais. Essa mudança não só alterou a forma como o esporte é consumido, como também alterou a forma que cada notícia impacta o público.
As redes sociais trouxeram maior aproximação do público com seus ídolos, que agora divulgam mais sobre suas vidas, e também ajudou a democratizar a informação, apenas seguindo seu repórter favorito ou setorista do seu clube de coração. Essa aproximação do público influencia a forma como o clube se comunica, e como o clube monta suas estratégias de marketing para anúncios de contratações, patrocínios e até lançamentos de produtos. Mas também, a mesma aproximação dos fãs também pode significar uma pressão maior em momentos de crise.
Entre eles, temos alguns exemplos de casos onde as redes sociais influenciaram a tomada de decisão de clubes, franquias e ligas:

O técnico Cuca pediu foi fortemente pressionado pela torcida nos estádios e nas redes sociais em 2023. O motivo foi um caso de condenação sexual em 1989, por um crime cometido em 1987 contra uma garota de 13 anos em Berna, na Suíça. O caso após 30 anos ganhou repercussão na imprensa, e também no X (Twitter) e no Instagram, e aumentando a pressão sobre o treinador e fazendo com que ele pedisse demissão do clube com uma passagem de apenas dois jogos.
Entre os casos de impacto das redes sociais, até mesmo por alta exposição dos atletas, tivemos em 2023 o caso do atleta da NBA Temetrius Jamel "Ja" Morant, que após mostrar em transmissão ao vivo no Instagram uma arma de fogo, foi suspenso por oito jogos pela própria liga de basquete dos Estados Unidos, e aproximadamente um mês depois, o atleta teve a mesma conduta e teve uma suspensão mais severa, ficando 25 jogos fora.
Adam Silver, o comissário da liga, escreveu em um comunicado oficial da liga que essa suspensão foi apropriada e deixa claro que comportamentos inconsequentes e irresponsáveis com armas não serão toleráveis.

O público se faz muito presente de todas as formas, até no time mais popular do país. Em 2021, durante a coletiva de apresentação do atleta David Luiz, o jogador comentou sobre a campanha do torcedor Euclides, A #DavidLuizNoMengo bombou na internet, e chegou aos assuntos mais comentados do Twitter, fazendo com que o zagueiro agradecesse a campanha publicamente ao torcedor do Flamnego e fã do jogador.
- Meu agradecimento ao Euclides, muito obrigado. Espero um dia te conhecer, espero um dia te dar um abraço e a tua decisão com certeza tocou o meu coração. Disse David Luiz
As redes sociais também impulsionaram a globalização do esporte. Um jogo de futebol local pode ganhar uma grande visibilidade com cortes e destaques sendo compartilhado por milhões em todo o planeta em questão de minutos. Além disso, alguns campeonatos internacionais que antes eram transmitidos pela tv aberta ou fechada, hoje dividem seus jogos ou até mesmo são exclusivos de canais no Youtube ou Twitch como a CazéTv, GOAT ou o Nosso Futebol.
O impacto das redes sociais no esporte é inegável. Elas mudaram a forma como atletas, clubes e ligas se comunicam com seus fãs e patrocinadores, redefiniram as estratégias de marketing esportivo e criaram novas oportunidades e desafios. Embora as redes tenham trazido uma série de benefícios, como o maior engajamento dos fãs e a globalização do esporte, também exigem cautela na forma como são gerenciadas, especialmente em um ambiente tão público e volátil como o digital. O futuro do esporte será cada vez mais moldado por essa relação dinâmica e em constante evolução.
_edited.jpg)



Comentários